Extensão: Comunicação Social (Jornalismo)

Comunicação

Extensão Universitária (Qualificação): (100 horas)

_____________________________________________________________________________________

Embasamento Legal: Todos cursos têm base legal constituída pelo Decreto Presidencial nº 5.154. A metodologia segue as normas do MEC através da Resolução CNE nº 04/99.
_____________________________________________________________________________________

INVESTIMENTO DOS CURSOS:
Valor: R$120 (Sem carteira de estudante PVC)
Valor: R$165 (Com carteira de estudante PVC – com validade de até 3 meses)
Obs: Fazendo os dois cursos, o aluno paga R$240 e recebe a carteira de estudante PVC (grátis) – com validade de até 6 meses. Pagamento via depósito bancário, ou com o tutor do curso à vista.
_____________________________________________________________________________________

*Fundamentos do Jornalismo (EAD) ou presencial:

O Jornalismo é uma atividade de comunicação que consiste em coletar, redigir, editar, publicar, fotografar e divulgar informações e dados factuais sobre eventos; as chamadas notícias. O jornalista pode atuar em jornais, revistas, websites, portais, rádio, televisão, assessorias de imprensa, entre diversas outras possibilidades.
Objetivo
Neste curso, o aluno aprenderá atividades básicas da profissão como: O que é e como funciona a Assessoria de Imprensa; Ética; Fotojornalismo; Jornalismo Digital (online).

Programa

– Assessoria de Imprensa (o que é, como funciona e para quem destina)
– Comunicação Interna
– Comunicação Pública
– Fotojornalismo – Repórter Fotográfico:
(Conceito e publicações para: Sites, Jornais, Revistas e Informativos)
– Ética profissional
– Jornalismo Digital (Pequenos textos (notas) para Redes Sociais)
– Papel do Relações Públicas
– Teoria da Comunicação
– Teorias do Jornalismo

Pré-requisito e público-alvo
Idade mínima: 18 anos
Escolaridade mínima: ensino médio completo – ou graduando – superior
Ter conhecimentos na área de Comunicação: Fotografia, Redação e conhecimento da língua portuguesa.

Público-alvo
Graduados ou graduandos (preferencialmente na área de comunicação) ou áreas afins como profissionais do Rádio, Fotografia e Assessoria de Comunicação..

Certificação

A FACOR-MG confere o certificado de conclusão do curso.

Documentos para Matrícula
Apresentação dos documentos:
– RG
– CPF
– Comprovante de escolaridade

Informações gerais pelo: facormg@gmail.comsecretaria@facormg.com /
facormg@facormg.com

____________________________________________________________________________________

*Redação Jornalística (EAD) ou presencial:

revista-moda-redacao-03g

Objetivo
Capacitar o aluno a produzir textos jornalísticos, usando conhecimentos da língua portuguesa, de técnicas de redação e de construção de notícia e considerando os princípios éticos de imparcialidade, isenção e objetividade com fim último de informar a sociedade.(Carga horária: 60 horas ou 100 horas)

Mercado de Trabalho
Panorama de mercado. O produto de maior visibilidade da atividade jornalística é o texto. Apesar da inserção das novas tecnologias no desenvolvimento do trabalho das redações, o texto predomina como alicerce para qualquer ação de comunicação. A qualidade de um texto jornalístico depende do domínio das técnicas de redação jornalística. Mais do que apenas dominar regras da norma culta, o profissional tem de produzir textos coesos, coerentes e adequados aos diversos formatos textuais que o discurso jornalístico pode assumir.

Produção de pautas, entrevistas e captação de informações para redação do texto jornalístico, além da criação dos títulos e legendas são ações que demandam normas e técnicas específicas, cobradas dos profissionais nas redações dos jornais e revistas.A cada dia, novas publicações são lançadas. Jornais e revistas dos mais diversos segmentos ou de interesse geral dependem de profissionais capacitados para redigir textos jornalísticos atraentes e bem elaborados. Profissionais que atendam a estes requisitos não são encontrados facilmente.

Pré-requisito e público-alvo
Idade mínima: 18 anos
Escolaridade mínima: ensino médio completo.
Ter conhecimentos na área de Comunicação, boa redação e conhecimento da língua portuguesa.

Público-alvo
Graduados e graduandos (preferencialmente na área de comunicação) ou áreas afins como profissionais do Rádio, Fotografia e profissionais atuantes em Assessorias de Comunicação.

Método

Proposta metodológica. Situações ativas (práticas) que possibilitem ao aluno colocar-se no papel de um repórter, de modo a capacitá-lo a elaborar pautas, redigir textos, realizar entrevistas, compreender a “noticiabilidade” dos fatos e os diversos públicos de interesse. Serão aplicadas: exposições dialogadas (aulas teóricas) com o apoio de slides, discussões em grupo e plenária, proposições de problemas e vivências (práticas).

Programa

– Técnica de redação de pauta e nota.
– Conceito de notícia.
– Diferenciação e reconhecimento de público leitor.
– Linhas editoriais.
– Veracidade jornalística.
– Conceito de entrevista.
– Tipos de entrevistas.
– Técnicas de lead alinhado às exigências das redações.
– Redação do texto jornalístico.
– Técnica de construção de títulos e subtítulos.
– Técnica de construção de legendas.

Certificação

A FACOR-MG confere o certificado de conclusão do curso.

Documentos para Matrícula
Apresentação dos documentos:
– RG
– CPF
– Comprovante de escolaridade

Informações gerais pelo: facormg@gmail.comsecretaria@facormg.com /
facormg@facormg.com

_____________________________________________________________________________________

*Jornalismo Esportivo (Livre) ou presencial:

hand hold microphone for interview during a football mach

Objetivo
Capacitar o aluno a trabalhar como jornalista esportivo, produzindo notícias para TV, rádio, internet e publicações impressas. O curso aborda como selecionar os assuntos (pautas) que serão transformados em matérias, construir relatos de eventos esportivos (como jogos de futebol, vôlei, basquete e tênis, competições de natação e atletismo), fazer e redigir entrevistas e construir reportagens sobre a área esportiva.

Público-alvo
Estudantes e profissionais de Comunicação, jornalistas e profissionais do esporte buscando atualização profissional.

Diferenciais
A proposta do curso é preparar o aluno para atuação no mercado de trabalho, utilizando exercícios práticos e estudos de conceitos e linguagem aplicados ao jornalismo. É uma oportunidade de se aprimorar numa área de atuação profissional bastante promissora, tendo em vista o destaque do Brasil como centro do esporte mundial durante toda a próxima década.(Carga horária: 60 horas e 100 horas)

Mercado de Trabalho

Atuação no mercado de trabalho. O aluno estará apto a produzir notícias nos diversos segmentos do esporte para TV, rádio, internet e mídia impressa.

Panorama de mercado
O jornalismo esportivo é um dos mais promissores campos de trabalho da imprensa. Com a realização da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016 no Brasil, o esporte passou a ser ainda mais foco de interesse da mídia. O aumento no número de publicações e da cobertura dos veículos sobre o tema mostra que o mercado estará cada vez mais aberto para receber aqueles que tenham conhecimento na área. Com uma linguagem própria, que se situa, em muitos casos, entre o entretenimento e a informação, o jornalista que quer atuar no esporte precisa saber como não se deixar levar pela emoção de um jogo, como redigir textos completos em tempo hábil (para que logo após o evento já estejam disponíveis ao leitor) e, ainda, como falar em público para transmitir a informação de maneira precisa.

Pré-requisito e público-alvo

Ter, no mínimo, 18 anos e ensino médio concluído. Possuir conhecimentos na área de comunicação (ou trabalhar na área), como jornalista ou radialista. Ter boa redação e conhecimento da língua portuguesa.

Programa

  • Ética profissional;
    • Relação jornalista-fonte;
    • Eleboração de pautas específicas para o esporte;
    • Construção de relatos esportivos;
    • Técnicas de entrevista;
    • Prazos de fechamento da matéria;
    • A informação e o entretenimento na prática do jornalista esportivo;
    • A dinâmica das diferentes mídias.

Certificação

A FACOR-MG confere certificado de conclusão do curso aos alunos aprovados.

Documentos para Matrícula

Apresentação dos documentos:
– RG
– CPF
– Comprovante de escolaridade

Informações gerais pelo: facormg@gmail.comsecretaria@facormg.com /
facormg@facormg.com

____________________________________________________________________________________

Coordenador dos cursos de Extensão:

  • Felipe de Jesus:(Bacharel em Comunicação Social – Jornalismo), Pós-Graduado em Administração e Marketing (não concluída), Mestre em Jornalismo e Ciências da Informação: Estudos Midiáticos: Marketing, Publicidade, Jornalismo e Relações Públicas. Doutorando em Ph.D. em Filosofia e Ciências Políticas e Bacharel em Teologia.
  • Obs: As aulas podem ser (método presencial, com duração de 1h até 4 horas por semana) para um (1) ou até quatro (4) alunos. 

Informações gerais pelo: facormg@gmail.comsecretaria@facormg.com /
facormg@facormg.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *